Você já sentiu falta de alguns metros quadrados a mais na sua casa? Queremos armazenar tudo e isso nem sempre é possível, por isso temos de nos contentar em seguir os conselhos de decoração do site Eiimóvel, portal especializado em venda e locação de imóveis no Rio de Janeiro.

Se você seguir os conselhos deste artigo, verá como sua sala de jantar parecerá maior do que é. Você não acredita? Coloque-os em prática e conte-nos!

Use espelhos

Os espelhos são nossos grandes aliados no que se refere à multiplicação da luz natural, o que, como você sabe, é essencial em qualquer ambiente da casa, devido ao quanto ele pode ampliar visualmente um espaço. Além disso, você se sente muito melhor com a luz natural do que com a artificial.

Não compre uma mesa muito grande

Uma pequena sala de jantar não pode ter uma mesa grande. Por quê? Bem, por uma razão muito simples: vamos comer metros quadrados e obter o efeito oposto ao que estamos procurando neste artigo.

Aposte no minimalismo

Você pode decorar sua casa como quiser, mas lembre-se de que o estilo minimalista é o que melhor se adequa à sua sala de jantar se os metros quadrados forem escassos. Como o minimalismo puro e duro não agrada a todos, você sempre pode usar um estilo decorativo semelhante ao nórdico, que, como você sabe, ainda está muito na moda e é fácil encontrar móveis e acessórios para encher a sala de jantar.

Dê prioridade à luz natural

Já mencionei isso antes quando falamos de espelhos. A luz natural, que geralmente não chega muito bem às salas de jantar (as salas de estar tendem a ser melhor orientadas a esse respeito), deve chegar facilmente a qualquer ponto da sua casa. Para isso, recomendo que você limpe as janelas e não use móveis ou divisórias muito altos, pois é conveniente criar ambientes o mais nítidos possível .

Mobiliário multifuncional é um alívio

Se a falta de espaço impedir que você compre todos os móveis que você tinha em mente, pense nas funções que certas peças de mobiliário são capazes, que se destacam por sua versatilidade. Você provavelmente terá que pagar mais por eles, mas apreciará o esforço extra ao ver sua sala de jantar limpa sem perder nada.

Artigo recomendado: casas para alugar canal ogiva cabo frio

Opte por cores claras

Ao escolher as cores, não há dúvida: elas devem ser claras. O branco é rei e os tons neutros completam o pódio como o cinza. O bom é que o branco combina com tudo, então a sua sala de jantar não precisa parecer um corredor de hospital. Você sempre pode adicionar salpicos de cores sem misturar muitas cores.

O vidro é um bom material

Pelo que eu disse sobre a luz natural, o vidro deve ser um dos materiais mais importantes em sua sala de jantar. Pode estar presente na mesa e também em acessórios como vasos ou castiçais. Além disso, não esqueça que as cadeiras de metacrilato também podem cumprir essa função de deixar a luz passar.

Não desperdice um centímetro quadrado

Você tem que ter recursos para não perder um único canto. Até cantos são bem-vindos, portanto, quando você pensar em layout, não se concentre apenas no espaço disponível no centro da sala de jantar.

Decore com pequenos acessórios

Da mesma maneira que você precisa manter certas proporções ao escolher a mesa da sala de jantar, também precisa fazer o mesmo com acessórios como um vaso ou um suporte de vela. Caso contrário, estaremos colocando em risco essa ideia de que tudo deve estar claro para permitir que a luz natural flua e não veja um espaço abafado.

Cadeiras sem braços

Mesa de vidro, pequenos acessórios e … cadeiras sem braços! Tudo está na mesma linha. Trata-se de eliminar volumes e fugir do opaco para dar destaque ao simples, que expande visualmente os espaços.