Etapas da criação de logo para escritório de advocacia

 

Seja qual for a área de atuação, qualquer empresa deve demonstrar profissionalismo aos seus clientes, e ter uma preocupação ainda maior com sua identidade visual, pois é ela que tem o primeiro contato com seu público. Escritórios de advocacia não são diferentes, através da nossa experiência em desenvolvimento de identidade visual para dezenas de empresas sejam elas escritórios de advocacia ou de qualquer outro segmento, criamos algumas dicas rápidas para lhe ajudar no momento da criação de logo e identidade visual para seu escritório de advocacia.

 

Qual a importância da identidade visual?

como criar logo para advogado
como criar logo para advogado

Além da criação de um logo de advocacia, o principal fator para uma boa divulgação de seu escritório é a identidade visual, seja pessoalmente, através de materiais gráficos ou pela internet através de seu site do escritório de advocacia, a padronização é um fator determinante na hora do cliente escolher o escritório para acompanhar o processo. A identidade visual é a sua marca exposta de uma forma mais profunda, é a afirmação eficiente dos valores e princípios que seu escritório deseja transmitir. E para que esses valores sejam transmitidos de forma coerente é preciso que o mesmo padrão seja associado a todos os materiais desenvolvidos. Desde a papelaria até o website. A definição correta da sua identidade visual será o ponto de partida para o sucesso dos objetivos que você deseja alcançar, seja a fidelização ou a conquista de novos clientes. Sempre seguindo o Código de Ética da OAB. Tendo isso em mente, que nossa equipe ajuda diariamente diversos advogados e escritórios de advocacia. Confira a seguir o passo a passo que seguimos para criação da identidade visual de diversos escritórios de advocacia.

Entendendo o negócio

Esta é a fase que o escritório de advocacia ou o advogado entra em contato com nossos atendentes e informa que precisa desenvolver a identidade visual de seu escritório de advocacia. 

Nós perguntamos se ele já possui algo em mente para a criação de marca e apresentamos algumas ideias que podemos seguir para a criação de seu símbolo de direito e sua marca.

 

1 – Briefing

A primeira fase da criação de identidade visual para advocacia é a elaboração de um briefing repleto de informações relevantes. Um briefing é o conjunto de informações que extraímos dos advogados para compreender melhor quais objetivos e ideias que o escritório ou advogado deseja comunicar com o projeto. Nessa fase também solicitamos aos clientes algumas marcas de referência, buscando compreender o que lhe agrada naquelas identidades. Portanto, todas as informações são enviadas para nossa equipe de desenvolvimento para criação da sua identidade visual.

2 – Pesquisa

Tendo o briefing em mãos,a equipe de design responsável pelo desenvolvimento da identidade visual do escritório de advocacia, vai executar uma pesquisa sobre símbolos, tipografia e também as referências coletadas junto ao cliente. Também faz parte desse procedimento, fazer uma pesquisa do posicionamento e marca dos concorrentes, habitualmente o próprio cliente informa quais escritórios de advocacia estão realizando um serviço e posicionamento de marca relevante.

3 – Rabiscos e conceitos

Nesta etapa, a equipe de criação vai para a prática, elaborando diversas ideias e colocando no papel (ou Coreldraw) para alcançar um conceito. Realizamos diversos testes de disposição de símbolo da advocacia, escolha ideal de fontes, cores, etc. habitualmente enviamos aos advogados 1 opção de logomarca que é alinhada e construída de acordo com o briefing.

4 – Definição da marca

No processo de acepção da logo de advocacia, discutimos junto com o cliente se a marca apresentada lhe agradou. Geralmente é preciso um ou outro ajuste até alcançar a versão final do logotipo. Estamos acostumados com os pedidos diversos de alteração e a pessoa responsável pelo atendimento estará sempre à disposição para entender esses pedidos e transmitir para o designer.

5 – Padronização das peças gráficas

Com o logotipo de seu escritório de advocacia escolhido, a próxima fase é pedir a equipe de criação a padronização das outras peças gráficas e materiais de papelaria. Um escritório de advocacia que possui todos os materiais padronizados transmite bem mais profissionalismo do que um advogado que não possui uma identidade visual ou um com uma identidade visual mal feita, acredite o cliente sabe diferenciar estes aspectos. Nessa fase é preciso desenvolver a arte de todos os materiais seguindo o mesmo padrão de layout, cores e a marca definida. Esses padrões vão ser aplicados na prática na arte para cartão de visita, do papel timbrado, do bloco de anotações, pastas, canetas e chaveiros. Tudo que o cliente vai receber de materiais da sua advocacia e pode agregar a sua marca.

Para finalizar

Se você pretende abrir o seu próprio escritório de advocacia e não tem certeza de que precisa desenvolver sua identidade visual é só você fazer um breve estudo de seus concorrentes e constatar que os escritórios que mais conseguem clientes, são os que investem no marketing de sua própria marca e em sua divulgação nas redes sociais e no google posicionando bem seus sites e fazendo anúncios patrocinados.

Se precisar desenvolver sua identidade visual e construir seu website é só entrar em contato com a Agência Vinidesign, que mostraremos o que podemos fazer por seu escritório