Boas Práticas de Design de Aplicativos em 2020

Ao longo dos anos, os projetos de aplicativos móveis estão transformando enormemente, assim como a demanda e a expectativa dos usuários. Seu aplicativo dos sonhos não vai fazer o mercado crescer, só porque ele vem com poucos recursos extras e funcionalidades poderosas.

Cada segundo aplicativo que chega ao chão vem com alguma lista de funcionalidades adicionais, isto é muito mais complexo do que parece. Quando um usuário baixa um aplicativo, ele espera algo maior do que um simples bombardeio de ferramentas.

Nenhum aplicativo construído jamais teve sucesso sem a experiência adequada do usuário. Você já pensou na razão por trás do sucesso de alguns aplicativos, enquanto aplicativos similares não têm nenhuma proeza?

Existem vários fatores por trás do sucesso, onde a experiência do usuário é um dos fatores mais importantes. As práticas tradicionais estão se esbatendo, e as melhores práticas baseadas na psicologia do usuário estão se iniciando para atingir as expectativas. Determinar o desempenho torna-se fácil quando a experiência do usuário de alta qualidade é compartilhada.

Significado do Design de aplicativos móveis

 

O design de aplicativos móveis é o fator mais importante e estágio I no desenvolvimento de um aplicativo móvel. A otimização precisa de uma abordagem abrangente e da capacidade de olhar além dos princípios tradicionais.

O investimento sobre a experiência do usuário abre uma grande oportunidade para um aplicativo e economiza o custo desnecessário de recursos, dinheiro e tempo. O benefício mais significativo do UX esplêndido é que ele continua gerando boca-a-boca.

Aqui estão algumas diretrizes, que são recomendadas, antes de você contrate um designer gráfico.

Mantenha as opções o mínimo possível

A tela do celular não é grande o suficiente para acomodar várias opções. Poucos componentes adicionais podem sobrecarregar os usuários. Ao dividir as opções em várias telas é sempre recomendável para uma melhor legibilidade.

A forma abrangente de projetar o aplicativo móvel é bifurcar o processo e depois renderizar em múltiplas telas. Dividir as opções em múltiplas telas facilita a determinação do que exatamente eles desejam escolher.

Conteúdo Acessível

A tela do aplicativo não deve ser carregada com uma carga de conteúdo, especialmente quando é difícil de ser encontrada com navegação lenta. Mesmo que você contrate um desenvolvedor de aplicativos para o seu aplicativo móvel, você deve ter em mente que a navegação em um aplicativo deve ser simples e intuitiva, devidamente organizada com os componentes reconhecíveis. Quando um usuário muda de uma tela para outra, torna-se fácil para ele entrar em ação. Ele fica menos confuso. Além disso, o menu de navegação não deve conter o grande espaço da tela e projetado de forma a deixar espaço suficiente para o conteúdo.

Siga os padrões do ecossistema

A grande plataforma de sistemas operacionais móveis Android e iOS têm ambos algumas diretrizes pré-definidas para os aplicativos que os utilizam. Seguir essas diretrizes garante à empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis um caminho seguro e livre de problemas para o aplicativo.

O Android e o iOS representam 98% do mercado, portanto estão mais preocupados com a experiência do usuário do que o desenvolvedor que está meramente preocupado com o sucesso de um aplicativo.

O mais importante para um desenvolvedor é seguir as recomendações listadas no Google Material Design pelos desenvolvedores andróides e as diretrizes de interface humana do iOS pelos desenvolvedores do iOS. Muitas vezes o designer erra ao desrespeitar totalmente a lista de recomendações, o que só compromete o UX e o custo para o percentual de conversão.

Compatibilidade do dispositivo

Há duas décadas, o computador pessoal era a única escolha que o usuário costumava ter para as tarefas. Agora as tabelas são totalmente alteradas. Eles estão desfrutando de várias opções para escolher para a mesma tarefa.

Em um momento, eles trabalham por smartphone, no seguinte, eles mudam para tablet ou escolhem o laptop, o que quiserem. Isto requer uma empresa de desenvolvimento de software para que o design UX seja perfeito para qualquer dispositivo que o usuário escolher. A experiência do aplicativo aumenta a utilização do mesmo, o que é um fator mais importante do que o número de downloads.

Clareza de conteúdo

Muitas vezes, os designers enfrentam a questão de mostrar muito conteúdo em uma única tela. Isso torna o conteúdo ilegível e perde credibilidade. Paralelamente, o aumento do tamanho da fonte muda o alinhamento e o distanciamento entre palavras e parágrafos. Cada elemento na tela do smartphone deve ser compreensível e funcional.

Outra regra essencial antes de contratar um desenvolvedor de aplicativos é não sobrecarregar o design do aplicativo com várias funções. Uma sobrecarga de funcionalidades não vai levar seu aplicativo a nenhum outro lugar que não seja para desordem. Se você tem várias opções para dar, tente dividi-las em telas, salvando seu aplicativo de efeitos adversos.

Storytelling

Contar histórias é uma forma de interagir com os usuários de uma maneira envolvente, simples e consistente. Idealmente, a história é uma narrativa integrada incorporando ilustrações, animações, texto, tipografia e fluxo.

O que faz uma narrativa UX eficaz? É a combinação de textos curtos, ilustrações informativas e uma UI ininterrupta que constituem uma única história.

A narração de histórias não será eficaz quando o usuário tiver que tomar várias ações para se movimentar através da jornada de compra. A IU ininterrupta tem tudo a ver com uma boa interação com o produto.

Conclusão

As tendências atuais de design de aplicativos móveis têm tudo a ver com o foco no cliente e com a busca da melhor solução orientada ao usuário. Tente não perseguir cegamente as tendências, mas descubra o que funciona melhor para o seu negócio e público-alvo.

Quando você coloca seu cliente no centro da sua estratégia de design, você ganha confiança e gratidão e constrói confiança no seu produto.

O design ideal de aplicativos móveis é tudo sobre comunicação personalizada, uma voz amigável e interação intuitiva. Em outras palavras, um design que não requer que os usuários pensem muito e foca em emoções, motivações e necessidades.

Você quer criar um produto tecnologicamente avançado que fale ao coração dos seus usuários? Então você está no lugar certo. Para saber mais sobre nosso trabalho sobre o Whatsapp GB