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E-mail marketing – Conheça 9 tópicos para você ter mais resultados em suas campanhas

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Patricia Lemos

Trabalhar pela internet significa sempre buscar uma série de pontes. É preciso conectar-se com o seu cliente, com o parceiro, com o colega de profissão, com os consultores e etc. É necessário sempre estar disposto a trilhar o caminho dos contatos.

O network é uma necessidade em qualquer nicho. Por isso, se você está disposto a ganhar dinheiro na internet precisa aprender a fazer contatos, anunciar produtos e oferecer serviços de forma eficiente. Enviar uma mensagem que surta efeito é uma grande vitória para quem está objetivando os lucros.

É com essa ideia que esse texto vai trabalhar. Nele, vou focar em uma das principais ferramentas usadas no marketing digital: o e-mail marketing. Embora ele seja visto como vilão às vezes, em geral ele garante mais contatos e lucros para quem o usa.

Bom, mas para que o e-mail marketing não deixe de ser uma ferramenta benéfica para seu negócio você precisa saber usá-lo. Por isso, vou apontar 9 tópicos essenciais para o seu envio e apontar o caminho para que você seja bem sucedido em suas campanhas. Confira!

1-Você está fazendo um contato esperado?

O ideal, antes de enviar qualquer e-mail, é que o seu cliente ou parceiro espere sua mensagem. Isso significa que ele sabe que você o encontrou ou ele te forneceu o seu endereço eletrônico. Bom, esse é o ideal, mas sabemos que nem sempre é assim. Caso não consiga avisar que enviará uma mensagem faça uma boa apresentação (item a seguir).

2- Apresente-se!

Se o cliente ou destinatário em geral não te conhece, o correto é sempre apresentar-se. Não precisa escrever uma longa história sobre você. Defina-se de forma sucinta e aponte o motivo do contato. Isso aumenta a credibilidade na sua mensagem.

3-Não gaste o tempo alheio

Enrolação? Jamais! Quer que o cliente leia sua mensagem até o final? Então o segredo é ser direto e não gastar o tempo alheio. Dificilmente alguém gasta mais de dois minutos em um e-mail e o tempo de seleção para saber se ele será lido ou não fica em média em vinte segundos. Por isso, se você quer chamar atenção, seja eficaz em sua mensagem.

4-Use um título chamativo e dentro da realidade.

Nada de “a grande oportunidade da sua vida”. Você quer chamar atenção do seu cliente e obter o retorno desejado? Então ofereça coisas reais a ele. Coloque um título chamativo, porém dentro do contexto. É mais importante fazer o seu cliente abrir o seu e-mail, por isso não seja publicitário demais. Se você é cliente de qualquer serviço sabe que mais vale uma oferta com credibilidade do que uma promoção assustadora.

5-Imagens

Não há uma única receita par que o seu e-mail marketing dê certo. É preciso encontrar o caminho certo para cada nicho e cada público alvo. Por isso, as imagens fazem toda diferença em alguns e não geram tanto impacto em outros. O importante é sempre usá-las com dois critérios: imagens de boa qualidade, porém fáceis de carregar e nunca exagerar em seus anexos. Lembre-se que o e-mail marketing é uma mensagem e não um álbum de fotos.

6-Assiduidade

O bom senso deve ser sempre responsável por reger suas atitudes dentro do marketing digital. A medida que você considera normal, pode ser vista como um exagero por seus clientes ou leads. Evite envios seguidos e tente oferecer espaço a cada campanha idealizada. Ser “chato” não vai te fazer ganhar mais dinheiro na internet.

7-Sequencia de e-mails

Para cada e-mail que você envia, é preciso organizar o próximo direcionamento. É importante contar sempre com as sequencias de e-mails para garantir que os seus clientes compreenderam a mensagem que estará sendo nutrida por informações adicionais. O ideal é sempre ter o escopo da sequencia seguindo um viés que leve até a conversão da venda ou do contrato a partir da relação criada através das mensagens.

8. Seleção

Para que o seu e-mail marketing dê certo é preciso selecionar cada um dos usuários que farão parte da campanha e medir suas reações. Há quem demonstre interesse logo de cara, há quem não se manifeste. O segredo é trabalhar cada uma das reações de modo diferenciado. Se um cliente não aparenta estar disposto a fechar, é preciso trabalha-lo com mais cuidado. Entretanto, os que estão no ritmo que levará até a compra devem ser inseridos em uma estratégia mais rápida de finalização.

9-A alma do negócio é não desistir

Essa última dica é para que você não deixe de continuar tentando ter resultados melhores. Nem sempre conseguimos o que esperamos no primeiro momento, mas a experiência do e-mail marketing é benéfica mesmo quando o retorno é menor do que o esperado. Reajuste sua estratégia, otimize as informações e siga em frente em busca do sucesso!

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