Muitos ainda confundem a micropigmentação com uma tatuagem, pensando que é a mesma coisa, mas sabendo que não é!

Por exemplo, se suas sobrancelhas estão cheias de descoloração, você pode colocar um lápis todos os dias, mas você não pode fazer como fosse natura. E é por isso que as pessoas, especialmente as mulheres, estão à procura de uma solução mais permanente.

Está penando em qual escolher?

Foi por isso que pensei em fazer este artigo, mostrando as principais diferenças para que você possa escolher a que mais lhe convém.

A micropigmentação e a tatuagem são a mesma coisa?

Não, a micropigmentação e a tatuagem não são a mesma coisa. Vamos começar com o básico, as técnicas:

Quando se usa um dispositivo eléctrico e se ouve um pouco de barulho, é uma tatuagem. A micropigmentação é completamente manual.

Então, qual é a diferença? Dor.

Geralmente, as tatuagens são realizadas na camada mais profunda da pele. Já na micropigmentação o pigmento é introduzido na epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Por esse motivo, numa tatuagem, vai sentir mais dor.

Quanto mais profundo for ao nível da pele, mais sangue há e mais dor há. Em outras palavras, a dor de uma tatuagem não se compara com as “agulhas” da micropigmentação.

Portanto, durante uma sessão de micropigmentação, os efeitos são muito semelhantes aos sentidos durante um design de sobrancelhas.

Quais são as outras diferenças?

Outra diferença importantíssima é que a tatuagem é irreversível é para toda a vida – exceto aqueles casos tirados com laser. Os pigmentos coloridos são introduzidos entre as células de gordura da pele. E porque está na camada mais profunda, esse tipo de arte é permanente.

Já a micropigmentação, seria semipermanente, o que significa que com o tempo a cor desaparece e precisa de ser retocada. Isto porque a nossa epiderme está constantemente a renovar-se. O prazo dura, em média, 1 ano. Depois desse período que faz-se necessário o retoque.

Outra diferença entre a micropigmentação e a tatuagem está relacionada com a cor. Não importa o que você escolhe, mas depois de aplicar os pigmentos, você geralmente obtém a cor desejada.

Por exemplo, se você está considerando a micropigmentação, você deve saber que quanto mais profunda a pigmentação, mais diferente a cor.

Epiderme, derme e hipoderme

No entanto, é muito importante prestar atenção à qualidade dos pigmentos, por isso recomendamos que você escolha um bom especialista tanto para a micropigmentação como para a tatuagem.

O que é que vale a pena fazer?

Na verdade, a alternativa entre micropigmentação e maquiagem vai depender do que você quer.

No entanto, se você tem muitas dúvidas, talvez a melhor opção seja a micropigmentação, porque você sabe que ela vai desaparecer ao longo tempo, diferente da tatuagem que é para toda a vida.

Embora existam hoje técnicas de remoção de tatuagens disponíveis, o processo é bastante longo e doloroso. Mas se o teu objectivo é ter algo no teu corpo que fique contigo para o resto da tua vida, então a alternativa é uma tatuagem.

Mais uma vez, independentemente da sua opção, procure sempre por profissionais treinados e experientes e locais com boa higiene. A última coisa que você não iria querer agora é uma complicação para a sua saúde.

Sempre que você deseja fazer alguma intervenção no seu corpo, é super importante conhecer todos os detalhes dos procedimentos. Não só oferece mais segurança, como também ajuda muito na tomada de decisões.

Se você quer fazer um desses desenhos permanentes no seu corpo e mora também aqui no Rio de Janeiro, indico que faça em algum Studio que o profissional tenha feito um curso de tatuagem reconhecido nacionalmente. Os estragos que um profissional sem qualificação pode fazer pode deixar você revoltado para o resto da vida ou, em último caso, ser obrigado ter que passar por uma remoção à laser. Apesar da gravidade de um trabalho malfeito ser menor, a micropigmentação ou microblading tem que ser dada a mesma importância que as tattoos na hora de escolher um profissional.

Depois de toda essa informação, você conseguiu dirimir todas as dúvidas?

Estamos sempre à disposição!