Para que seu site seja acessado por qualquer usuário na internet, ele precisa estar disponível em algum lugar, que denominamos de servidor. Ele é bem semelhante ao computador, que você usa em casa, mas ele é específico para o armazenamento de arquivos e responsáveis por deixar disponíveis para que outros computadores tenham acesso.  A expressão hospedagem de site está diretamente ligada ao servidor que armazena e disponibiliza seu site na internet.

Podemos considerar um site como conjunto de arquivos que pode ser lidos por programas específicos, que qualificamos de browsers ou navegadores. Assim, quando os arquivos do site criado estão armazenados em um servidor, significa que ele está hospedado nesse servidor. Dessa forma, todo e qualquer computador na internet pode se tornar um servidor e consequentemente publicar um site.

Em razão disso, criou-se o mercado de empresas que fazem hospedagem de sites na internet, elas são as responsáveis pelo que chamamos de data centers ou parque de servidores. São especializados em colocar em funcionamento em curso milhares de servidores, com tempo integral de segurança de dados e disponibilidade dos sites.

QUAL RECURSO DEVE SER USADO NA HOSPEDAGEM DE SITE?

como funciona hospedagem de sites

  • Armazenamento

Este é totalmente ligado ao espaço que o site vai estar disponível no servidor, ele é medido totalmente em Gigabytes ou Megabytes. Você pode escolher entre hospedagem limitada ou ilimitada. Entenda alguns pontos a serem considerados na sua escolha:

– O espaço é suficiente para armazenar arquivos no meu site?

– E-mail costuma consumir muito espaço, o serviço que me oferecem o inclui?

– Qual a tecnologia de armazenamento?

Após responder essas perguntas que são essenciais, você precisa escolher uma boa hospedagem de site com bons espaços de disco, mesmo que seja barato.  Mas você precisa ficar atento com as empresas que oferecem hospedagens gratuitas, geralmente, limitam o recurso de espaço.

E não se engane com as empresas, apesar de todos os esforços, não existe hospedagem ilimitada, ou pelo menos no sentido “infinito” da palavra.  Todo espaço infinito oferecido por uma empresa, na verdade é significa que o seu site não vai ter um espaço definido.

  • Transferência (tráfego)

Essa fica responsável pela quantidade de dados que serão transferidos ao acessar seu site, ou cada vez que você atualiza o mesmo.  Essa transferência também é ilimitada. (da mesma forma que o armazenamento). Fique atento quanto a restrição de numero de pessoas acessando o seu site simultâneos.

  • Domínio

É responsável pelo endereço eletrônico que o usuário utiliza ao acessar seu site, ao contratar o serviço de hospedagem, você pode permitir apenas um domínio, ou ilimitados. Fique atento quanto às demandas do seu site

  • Contas de e-mail

Ao registrar o domínio do seu site, a empresa que oferece a hospedagem, também deve lhe oferecer as ferramentas necessárias para você criar as contas de e-mail  sob o seu domínio.

  • Linguagem de programação e servidores

Em maioria unificada, a linguagem padrão da internet é o  HTML, que usa a marcação de textos. Mas você pode encontrar outras linguagens utilizadas na web, incluindo diversas linguagens de programação. Fique em alerta quanto ao servidor corresponder com a linguagem que você pretende utilizar no seu site.

  • Banco de dados

Utilizado para armazenar informações de forma organizada, usualmente em formas de tabela. Ele não vai ser utilizado pelo usuário, mas sim pela linguagem de programação do seu site. Elas podem ser analisadas antes de serem vistas pelos usuários.  Com todas as infinidades de propósitos, os bancos de dados são uteis e aliados na finalização do seu site, preste bem atenção à tecnologia que vai ser utilizar em seu site.

  •  Suporte ao cliente

Tão importante quanto a escolha da hospedagem, é o suporte dado por ela. Verifique antes de sua escolha, qual canal ela oferece suporte e o horário de atendimento daquela empresa.

  • Painel de controle da sua hospedagem

A empresa contratada te dará um apoio ao oferecer um painel de controle que você pode acessar através da internet. Ele é responsável desde criar e-mail, alterar senhas, domínio e banco de dados, gerenciando todos os seus recursos.

Lembre-se de ser minucioso nas suas escolhas:

– O que os clientes dizem a sua empresa de hospedagem?

– Quais são os horários de atendimento?

– O suporte é prestado em português?

– A empresa oferece suporte e reembolso caso você fique insatisfeito?

 

Um site profissional é indispensável, para todos os segmentos de empresa, sabendo que a internet é o principal meio de comunicação do consumidor. Há varias formas de você obter um site e, portanto deve se ficar sabendo ao lidar com o assunto hospedagem.

Concluímos que existem diversas formas de hospedagem de sites, todas com um propósito específico de acordo com a sua exigência, você pode ficar atento a algumas das exigências importantes na escolha da sua hospedagem.  Você deve escolher qual a sua hospedagem, seja ela compartilhada com os VPs, Cloud ou a sua preferência.  Lembre-se que para hospedar mais de um site, você ainda pode usar uma compartilhada, basta entrar em contato com a empresa solicitada.